Publicado em: segunda-feira, 03/03/2014

Gravidade é o grande vencedor do Oscar

Gravidade é o grande vencedor do OscarNa noite deste domingo, 2 de março, foi realizada a premiação do Oscar de 2014. A comediante Ellen DeGeneres foi a grande responsável pela apresentação da cerimônia, que teve com grande vencedor da noite o filme Gravidade, com George Clooney e Sandra Bullock. Embora não tenha levado o prêmio principal da noite, Gravidade abocanhou sete estatuetas, principalmente nas categorias técnicas.

Novidades

O Oscar de 2014 foi marcado pela quebra de tabus. O grande vencedor de melhor filme foi 12 Anos de Escravidão, de Steve McQueen. Esta foi a primeira vez que um filme dirigido por um negro conquistou a estatueta. Alfonso Cuarón, de Gravidade, foi o primeiro latino-americano a conquistar o prêmio como Melhor Diretor. Além desta estatueta, o filme recebeu também os prêmios de Trilha Sonora, Efeitos Visuais, Mixagem de Som, Edição de Som, Fotografia e Montagem.

Atores

A dupla Matthew McConaughey e Jared Leto, de Clube de Compras Dallas, se destacou com os prêmios de Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante, respectivamente. Nas categorias femininas, Cate Blanchett recebeu o prêmio de Melhor Atriz, enquanto Lupita Nyong’o ficou com a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante. Esta foi a primeira vez que Blanchett recebeu o prêmio como protagonista, devido à atuação em Blue Jasmine. Lupita, por sua vez, foi coadjuvante em 12 Anos de Escravidão.

Discursos

Os discursos do Oscar geralmente seguem um protocolo de agradecimentos. Contudo, alguns deles se destacam na noite de premiações. O primeiro a quebrar a regra foi o ator Jared Leto, que mencionou os protestos na Venezuela e na Ucrânia.

Lupita Nyong’o foi outro grande destaque da noite, com um discurso extremamente emocionado, no qual elogiou Steve McQueen. Or fim, Matthew McConaughey também quebrou o protocolo, com um discurso mais longo do que o convencional, repleto de reflexões sobre a vida. O ator, famoso por comédias românticas, permaneceu dois anos completamente afastado das telas, retornando posteriormente com papeis muito mais complexos. Além de Clube de Compras Dallas, McConaughey também vem obtendo destaque na série True Detective, da HBO.

Outros prêmios

A premiação da noite também conseguiu quebrar um tabu que já durava 15 anos: a Itália, que lidera a lista de vencedores de filmes estrangeiros, não recebia uma estatueta desde 1999, com A Vida é Bela. Na noite deste domingo, o país confirmou seu favoritismo com A Grande Beleza, uma homenagem a Federico Fellini. Esta foi a 11ª estatueta conquistada pelos italianos.

O filme Ela, considerado um dos mais criativos do ano, recebeu a estatueta de Roteiro Original. As grandes decepções da noite foram O Lobo de Wall Street (dirigido por Martin Scorsese e com Leonardo DiCaprio como protagonista), indicado em cinco categorias, e Capitão Phillips, com seis indicações. Ambos saíram da cerimônia de mãos vazias.

Dentre aqueles que não foram indicados ao prêmio de Melhor Filme, destacaram-se O Grande Gatsby (que recebeu os prêmios de Figurino e Design de Produção) e a animação Frozen, da Disney, que venceu nas categorias de Canção Original e Animação, as únicas nas quais competia.