Publicado em: quarta-feira, 26/03/2014

Granja Comary é reinaugurada para receber Seleção Brasileira

Granja Comary é reinaugurada para receber Seleção BrasileiraApós duas mudanças de prazos, a Granja Comary finalmente foi entregue nesta terça-feira, 26 de março, após reforma que custou R$15 milhões. Inicialmente, a casa da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo deveria ser entregue em dezembro do ano passado; depois, o prazo foi alongado para janeiro deste ano, mas também não foi cumprido. O local será oficialmente reaberto nesta quarta-feira, 27, às 11h.

Atrasos

Carlos Alberto Parreira, coordenador da Seleção Brasileira, foi taxativo em agosto do ano passado, quando exigiu que as obras estivessem concluídas até, no máximo, dezembro de 2013. Contudo, um mês antes, José Maria Marín, presidente da CBF, informou que a Granja Comary só ficaria pronta em janeiro.

Ao todo, a obra demorou 14 meses para ficar pronta e, apesar dos longos atrasos, se tornou motivo de comemoração para a Confederação Brasileira de Futebol. Em seu site oficial, a CBF afirma que a obra foi realizada em “tempo recorde”, declarando que a reforma demorou dez meses (quatro a menos do que o tempo verdadeiro).

Estrutura

A Granja Comary tem uma extensão de 8500 metros quadrados, com estrutura para hospedar 42 pessoas (antes da reforma, o número de camas era um pouco maior, 44). Antes, o local possuía 22 apartamentos duplos. Após a reforma, a Granja Comary passou a contar com trinta suítes individuais, além de outras seis duplas. Desde que foi inaugurada, em janeiro de 1987, a Granja Comary não passava por reformas tão profundas.

Além dos confortáveis quartos, a Granja Comary também recebeu uma sala de convivência, para que os atletas e a comissão técnica possam receber seus familiares. O local também ganhou uma sala de videogame, salão de jogos, novos espaços para departamentos médico e fisioterapeutas, academia, odontologia, restaurante e muito mais – até mesmo uma barbearia.

Vestiários

Além de servir como hospedagem, a Granja Comary também é o local de treinos da Seleção Brasileira. Neste sentido, os vestiários também foram reformados e, agora, possuem uma área exclusiva para a comissão técnica, além de saunas, banheiras de hidromassagem e estrutura de crioterapia (tratamento com gelo, geralmente realizado após as partidas).

Ao todo, o centro de treinamentos da Granja Comary possui três campos. Um deles foi estruturado pensando exclusivamente na Copa do Mundo. Para que a adaptação ao Mundial seja realizada da melhor maneira possível, o campo recebeu a mesma grama e o mesmo sistema de irrigação que está sendo utilizado nos estádios que receberão partidas da Copa do Mundo.

Calendário

Apesar das cobranças da comissão técnica para que a estrutura ficasse pronta o quanto antes, a Seleção Brasileira ainda demorará algum tempo para se hospedar na Granja Comary. De acordo com o cronograma da CBF, a Seleção Brasileira deve chegar ao local apenas no dia 26 de maio, quando iniciará suas preparações para a Copa do Mundo. O Brasil estreia na competição 17 dias depois, quando enfrenta a Croácia. A Granja está localizada na cidade de Teresópolis, no Rio de Janeiro; a partida de abertura será em São Paulo, no Itaquerão.