sexta-feira, abril 26, 2024
HomeBrasilGranizo e vendaval destelham casas no RS e em SC

Granizo e vendaval destelham casas no RS e em SC

Um vendaval com chuvas fortes e granizo atingiu o norte do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina durante a noite de segunda-feira (29) e a madrugada de terça-feira (30). De acordo com informações da Defesa Civil de Santa Catarina, 20 municípios do estado comunicaram ocorrências relacionadas com o mau tempo. As cidades mais atingidas de Santa Catarina foram Formosa do Sul, Anchieta, Saltinho e Irati. Já no Rio Grande do Sul foram Sananduva, Coxilha, Sarandi, Vila Langaro e Floriano Peixoto.

A Defesa Civil disse ainda que pelo menos 100 casas foram destelhadas e profissionais da instituição passaram a madrugada entregando telhas para as famílias que tiveram problemas com suas residências, a maioria ocorreu devido à forte chuva de granizo. Não existem ainda dados finalizados sobre o número de desalojados e desabrigados. Em Capinzal, cerca de 200 casas sofreram prejuízos devido ao temporal.

Na Serra de Santa Catarina também foram registrados inúmeros problemas relacionados às chuvas. Dentre as cidades, no município de Bom Retiro houve uma queda de barreira que interditou a SC-430 no km 15 próximo a Serra do Panelão. A rodovia ficou interditada nos dois sentidos e há riscos de desmoronamentos na região serrana.

As chuvas que caem desde a semana passada não devem cessar na próxima semana. Três barragens do estado foram fechadas para evitar alagamentos devido ao aumento do nível dos rios. Durante o temporal desta madrugada algumas cidades ficaram sem energia elétrica. A Defesa Civil ainda informou que em algumas cidades não chovia tanto há 11 anos.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias