Publicado em: sexta-feira, 23/12/2011

Grammy homenageará Steve Jobs por contribuição à indústria da música

A organização do Grammy, considerado o Oscar da música, anunciou, nesta quinta-feira (23), que o evento de 2012 irá homenagear o fundador da Apple, Steve Jobs. O empresário, que morreu este ano, receberá um Grammy póstumo por sua contribuição à indústria musical. Na mesma edição do evento, o brasileiro Tom Jobim também será lembrado.

Criador de produtos revolucionários como iPod e iPhone, Jobs faleceu em outubro deste ano, após uma longa batalha contra um câncer no pâncreas, que o fez, inclusive, deixar a presidência da Apple para cuidar da própria saúde. Ele será homenageado com um Grammy pelo desenvolvimento de tecnologias e produtos que mudaram a maneira como se consome música, livros e filmes, de acordo com a organização.

Outros artistas que trouxeram grande colaboração para a música no mundo serão homenageados no evento, como a cantora Diana Ross, o grupo Allman Brothers Band, o cantor country George Jones e o brasileiro Tom Jobim, um dos maiores nomes da música brasileira e um dos responsáveis por criar a Bossa Nova.

A 54ª edição do Grammy Awards acontece no dia 12 de fevereiro de 2012, em Los Angeles. A lista dos indicados de cada categoria foi divulgada no fim de novembro e traz o rapper Kanye West como líder de indicações neste ano, incluindo a de melhor letra com a música All of the Lights. Dois destaques da música em 2011, Bruno Mars e Adele conseguiram grande desempenho nas indicações, sendo que cada um teve seis nominações. Paul McCartney receberá uma homenagem por sua contribuição para a música e por suas atividades filantrópicas.