Publicado em: terça-feira, 05/02/2013

Governo vai acelerar leilão para expandir o 4G no país

Governo vai acelerar leilão para expandir o 4G no paísO governo irá começar nas próximas semanas a realizar o processo para realizar a maior licitação na história do setor de telecomunicações brasileiro, com a frequência de 700 MHz.

O valor estimado desta licitação é de R$ 40 bilhões, e tem como objetivo que seja acelerada a implantação da internet de quarta geração, ou 4G no país que tem velocidade 30 vezes superior ao da internet atual de 3G.

As teles atualmente podem utilizar outra frequência de 4G, com 2,5 GHz, que teve sua licitação realizada no mês de junho de 2012 com o valor de R$ 2,9 bilhões.

O setor telefônico tem cobiçado esta frequência de 700 MHz é cobiçada pelo setor de telefonia por ter alcance superior e, assim exige uma quantidade inferior de antenas.

A licitação também vai possibilitar para o usuário final a utilização de diversos equipamentos em que o 4G só pode funcionar através desta frequência de 700 MHz como maior exemplo deste caso está o iPhone 5.

Esta portaria que vai permitir a Agência Nacional de Telecomunicações comece o processo para que destine essa faixa para as teles, atualmente utilizada através de canais de televisão UHF, já ficou pronta e deve ser publicada durante este mês no Ministério das Comunicações. Esta decisão deverá ser informada para o setor de radiodifusão TV e rádio em uma reunião na Anatel.

A previsão antiga era de que isso começasse só no segundo semestre. Porém o governo quer acelerar estes trâmites para que a licitação seja finalizada antes do período eleitoral de 2013, em que a presidente Dilma Rousseff buscará a reeleição.

Depois da publicação desta portaria, a Anatel vai abrir consulta pública deste tema. Após o trâmite ser finalizado a agência vai poder elaborar o edital. O modelo desta licitação ainda não entrou em discussão e não há uma data para que a frequência, depois de licitada, possa ser realmente utilizada.