Publicado em: domingo, 09/12/2012

Governo quer manter IPI reduzido para produtos da linha branca

Governo quer manter IPI reduzido para produtos da linha brancaO governo brasileiro está querendo manter alguns dos estímulos para o crescimento da economia que são provisórios e têm a sua data de encerramento previsto para janeiro do ano que vem. Um dos itens que devem ter a prorrogação do estímulo, que é a redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados, o IPI, são os que fazem parte da conhecida linha branca, como fogões, geladeiras e máquinas de lavar roupas.

No entanto, caso permaneça, o benefício poderá sofrer algumas mudanças. No caso específico da linha branca, o governo estuda tornar permanente a redução do imposto para alguns itens, como os aparelhos chamados tanquinhos.

Além disso, o governo federal ainda não descartou totalmente a possibilidade de renovar mais uma vez a redução do IPI para os carros. Isso porque o governo está preocupado com os impactos que a retirada da redução o imposto poderá causar na economia brasileira no primeiro trimestre do ano que vem.

Segundo as avaliações feitas até agora, a retomada normal do imposto poderia diminuir o ritmo de crescimento da retomada da economia do Brasil em 2013. De acordo com os dados apurados no levantamento do governo, as empresas estão conseguindo se desfazer dos seus estoques nessa primeira fase de recuperação e quer que a demanda por mais produtos faça a economia crescer com ainda mais força.