Publicado em: quarta-feira, 17/08/2011

Governo oficializa as quatro novas universidades federais

Nesta terça-feira (15), uma cerimônia realizas em Brasília que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff e o ministro da Educação (Fernando Haddad, foi o palco para o anuncio das quatro novas universidades federais, que serão instaladas na Bahia, no Ceará e no Pará. As novas universidades devem estar prontas em 2012. Também serão abertos 47 novos campus universitários e 120 unidades de institutos federais de educação, ciência e tecnologia em todo o país.

Segundo o Ministério da Educação, a Universidade Federal Sul e Sudeste do Pará terá a sua sede localizada em Marabá, aonde funciona o campus Marabá que pertence a Universidade Federal do Pará. Já a Universidade Federal da Região do Cariri, no Ceará, ficará com a sede em Juazeiro do Norte. Já o estado baiano terá duas novas unidades de ensino superior, a Universidade Federal do Oeste da Bahia, em Barreiras, e a Universidade Federal do Sul da Bahia, na cidade de Itabuna.

As novas universidades contaram com 17 campi, sendo 12 criados exclusivamente para elas. Os outros, devem ser transferidos das outras instituições que já existem. Nos demais estados, o MEC informou que 12 universidades federais em 11 estados terão 15 novos campi.

No mesmo dia, os prefeitos de 120 municípios do país assinaram um termo de compromisso com o governo federal que garante que serão oferecidos os terrenos para a instalação e construção de novas unidades de educação profissional. Essas escolas tem precisão de entrega para 2013 e 2014.