quinta-feira, abril 25, 2024
HomeBrasilGoverno federal está em estado de alerta quanto ao risco de racionamento

Governo federal está em estado de alerta quanto ao risco de racionamento

Governo federal está em estado de alerta quanto ao risco de racionamentoPela primeira vez o governo federal desceu do salto e admitiu que há risco de falta de energia no Brasil em 2014.O anúncio do risco foi feito pelo secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, nesta quarta-feira (19). Segundo ele, o sinal de alerta está aceso e bem forte no Planalto devido à queda de nível dos reservatórios.

Apesar de a chuva ter voltado ao índice normal, e em alguns lugares tenha até superado as médias de fevereiro e expectativas de março, o panorama geral do Brasil é de escassez de água. Mesmo com esse cenário, Zimmermann afirmou que, por enquanto, o sistema está equilibrado, e graças a isso não há uma previsão concreta sobre a falta de energia no país.

Ponderou

O estado de alerta, entretanto, não significa que o governo federal tema uma real necessidade de racionamento de energia ou apagões. Segundo ele, a única hipótese de isso acontecer seria se acontecesse uma seca muito pior do que a estimada por autoridades e especialistas nas bacias que atendem aos os reservatórios das principais hidrelétricas brasileiras (regiões Sudeste e Centro-Oeste).

Nestas duas áreas, a quantidade de água ficou abaixo da média histórica para este período do ano. No Sudeste, os reservatórios ficaram em 54% do volume médio, e no Contro-Oeste, a pior situação, com apenas 39%. O volume de fevereiro é o segundo pior para o período nos últimos 84 anos, e o mês anterior teve o terceiro pior resultado para a época.

O dado fica ainda mais alarmante se calculada a média histórica de 2001 para cá, quando a falta de chuvas deixou os reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste com o nível mais baixo de armazenamento no mês de fevereiro. Em 2001 foi decretado o racionamento de energia pelo governo federal.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias