Publicado em: quarta-feira, 24/08/2011

Governo estuda mudanças no IOF

Durante uma reunião da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado nesta terça-feira (23), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o governo brasileiro está pronto para adotar novas medidas cambiais.

O Conselho Monetário Nacional vem estudando uma série de opções que podem dar novos limites as operações de derivativos. O Ministro comentou que o governo está terminando de organizar uma nova forma para fazer a coleta referente ao pagamento do Imposto sobre Operações Financeiras de Derivativos. ”O CMN poderá dar novos limites de margem para reduzir a rentabilidade da operação”, comentou Mantega.

Na segunda-feira (22), durante um reunião, o ministro também disse que o país não pode deixar que acontece uma “invasão de capital, de hot money”. Ele aproveitou para reafirmar que o Brasil possui muitos recursos para responder a possível crise. “Tão logo as pressões sobre preços estejam controladas, temos compulsório elevado, taxa de juros elevada, várias medidas que podemos adotar”, afirmou.

Mantega também disse que a “guerra cambial” deve continuar num futuro próximos. O ministro explicou a sua afirmação ao falar que o real sofreu a valorização e 45% desde 2009. O Ministério, junto ao banco Central, vem buscando medidas para frear a crescente alta do real frente ao dólar, que em mais um dia, voltou a encerrar abaixo do nível de R$ 1,60.