Publicado em: sexta-feira, 25/05/2012

Governo divulga hoje decisão final sobre Código Florestal

O governo deve apresentar hoje os vetos ao Código Florestal. Dilma havia preparado para informar o público dessa notícia ontem, mas foram mais de sete horas de reunião entre a presidente e os ministros para decidir o que será vetado ou não. O texto do Código Florestal foi pelo Congresso em abril e enviado dia sete de maio para o Palácio do Planalto. Conforme informação do vice-presidente Michel Temer, a presidente deverá vetar partes do texto. O prazo para a coletiva de Dilma sobre os assunto está marcada para às 14 horas de hoje. Participarão da coletiva os ministros Mendes Ribeiro (do Ministério da Agricultura), Izabella Teixeira (do Ministério do Meio Ambiente) e Pepe Vargas (do Ministério do Desenvolvimento Agrário). O objetivo da coletiva é apresentar o parecer final do governo sobre o assunto.

Nesta manhã, Dilma fez reunião com líderes do governo

Estava marcada para hoje cedo, às 9h, uma reunião entre Dilma e os líderes do governo no Congresso. Na Câmara são os deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Eduardo Braga (PMDB-AM) e no Senado o senador José Pimentel (PT-CE). O objetivo é negociar como serão resolvidas as lacunas que ainda ficaram presentes no Código Florestal. Um dos maiores problemas que precisam ser resolvidos trata-se da indefinição da quantidade de área a ser reflorestada nas margens de rios com largura maior a 10 metros. O objetivo da presidente é que para melhorar isso sejam propostos decretos presidenciais e Medidas Provisórias.

ONGs fazem protesto pedindo veto do Código Florestal

A ONG Avaaz é uma das que pede o veto total do projeto de reforma do Código Florestal. A entidade entregou na manhã de ontem um abaixo assinado com apelo à presidente Dilma. O grupo conseguiu o apoio da população e teve mais de dois milhões de assinaturas contra o projeto aprovado pela Câmara dos Deputados em abril. O diretor de campanhas da Avaaz, Pedro Abramovay, ressaltou que a entidade quer o veto total do texto.