Publicado em: terça-feira, 12/07/2011

Governo de São Paulo lança programa com 30 mil vagas para ensino técnico

O governo de São Paulo lançou nesta segunda-feira (11) o programa que busca aumentar o número de alunos do ensino médio que cursos técnicos do estado. O governador Geraldo Alckmin afirmou disse que serão oferecidas 30 mil vagas em escolas particulares para os estudantes neste ano. O programa terá parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Nos próximos dias, será aberta uma chamada pública para as escolas do estado mostrarem interesse em participar do novo programa. A expectativa é que sejam abertas vagas em escola de 155 municípios que tem população acima de 40 mil habitantes. Os investimentos do projeto, previsto para começar ainda este ano, é de R$ 60 milhões. “O governo vai comprar vagas”, comentou o governador Geraldo Alckmin.

O calendário prevê que a relação de todas as instituições credenciados para oferecer os cursos técnicos seja publicada até o dia 23 de agosto. As inscrições deve poderão ser feitas entre esta data e até o dia 4 de setembro para todos os alunos de escola estaduais que estiverem no 2º ano do ensino médio.

A ideia do governo é que os estudantes cursem o ensino médio em um turno na escola pública e em outro o curso técnico em uma instituição particular. As Unidades do Sistema S (escolas do Senai e Sesi) também deverão oferecer as vagas. Se houverem mais candidatos do que vagas oferecidas, deverá ser realizado um sorteio.