Publicado em: sexta-feira, 15/07/2011

Governo anuncia projeto para Ciência e Tecnologia e concursos para estrangeiros

Realizada reunião nessa quinta-feira (14) entre a presidente Dilma Housseff e o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, que definiu a política de abertura de concursos públicos para cientistas estrangeiros trabalharem no Brasil. A perspectiva é que esses editais sejam publicados ainda esse ano para selecionar cientistas qualificados que possam contribuir com o desenvolvimento do país. Além disso, Dilma pretende lançar o projeto “Ciência sem Fronteira”, que enviaria 75 mil estudantes brasileiros ao exterior para estudar ciência e tecnologia.

De acordo com Mercadante, esse é o momento certo por muitos profissionais de outros países estarem desempregados após a crise econômica e o Brasil precisa de funcionários. “Nós temos que repor o pessoal, porque nos próximos dois anos pelo menos um terço dos pesquisadores dos institutos deverá estar se aposentando. Nesse processo de renovação, vamos compor com uma parte desses profissionais do Brasil e uma parte de experientes pesquisadores e cientistas internacionais que estão motivados a vir para o Brasil,” afirmou o ministro.

Com relação ao programa que permite aos brasileiros conhecer o exterior, o público alvo será o das graduações e pós-graduação, sendo que o intercâmbio ocuparia um ano do ensino superior. O destino planejado pelo governo é selecionar as melhores universidades internacionais e garantir o maior aprendizado possível aos futuros profissionais brasileiros.

O motivo para incentivar que isso seja feito durante o ensino superior é justamente para garantir que o investimento vai retornar ao Brasil. Mercadante afirmou que o objetivo é ter os estudantes de volta no Brasil.