Publicado em: terça-feira, 24/01/2012

Governo anuncia lista de hospitais que farão troca de próteses de silicone rompidas

O governo feral publicou nesta segunda-feira 924) a relação de todos os hospitais que realizaram a retirada dos implantes de silicone rompidos das marcas Rofil e PIP, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, 371 hospitais deverão atender os pacientes.

O Portal da Saúde do Ministério da Saúde infirmou que todos as mulheres que por algum motivo estão distantes do médico ou do estabelecimento responsável pelo implante devem procurar um dos serviços disponíveis para realizar a retirada das próteses rompidas e trocar por uma nova. As pacientes poderão ser atendidas em qualquer universidade de dessaúde ou Centro de Especialidades para realizar exames de avaliação.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou na quinta-feira (19) a diretrizes e orientação que determinam a trocas das próteses através do SUS ou ainda operadoras de planos de saúde, de forma totalmente gratuita. A paciente que apresenta implante rompido será atendida, independe de ter realizado a cirurgia por fins reparadores ou estéticos.

As mulheres que implantaram as próteses de silicone após casos de câncer de mama terão atendimento prioritário. A troca será feita somente nos casos em que o silicone se rompeu ou apresenta alto risco de ruptura. Aquelas que não apresentarem problemas deverão passar por avaliações a cada três meses para observação do estado do implante.