Publicado em: quinta-feira, 20/10/2011

Governador da Califórnia declara ‘Dia de Steve Jobs’

O governador da Califórnia, Jerry Brown, anunciou no último sábado (15) que o domingo 16 de outubro seria proclamado ‘Dia de Steve Jobs’, em homenagem à morte do cofundador da Apple, que aconteceu em 5 de outubro. O estado da Califórnia é onde Jobs instalou a sede da sua empresa e, por conta disso, foi um dos fatores para que começasse a existir a região conhecida como Vale do Silício. O nome faz referência à existência de diversas indústrias do ramo da tecnologia.

No comunicado divulgado por Brown, o governador declarou que “era um visionário californiano único em seu gênero e é normal que marquemos este dia (16 de outubro de 2011) em honra a sua vida e suas conquistas. Ele encarnou o espírito de um estado que o mundo inteiro observa para ver o que o futuro nos reserva”. A cerimônia para amigos, conhecidos, entre outros que participaram da vida de Jobs, aconteceu na Universidade de Stanford, onde Jobs proclamou seu discurso na formatura da turma de 2005 que ficou mundialmente famoso pelo YouTube.

Jobs morreu aos 56 anos depois de passar vários anos lutando contra um câncer pancreático, diagnosticado em 2004. No primeiro momento, seu médico havia informado que Jobs teria apenas alguns meses de vida, mas a perspectiva foi estendida depois que o tratamento começou.

O cofundador da Apple teve que fazer um transplante de fígado por consequência da doença. Depois de terem confirmado sua morte, informações mostraram que o visionário da tecnologia deixou plano para o futuro da Apple e participou das decisões da empresa até a véspera da sua morte.