Publicado em: sexta-feira, 09/12/2011

Google+ vai ter recurso de identificação facial para marcação em fotos

O Google anunciou na quinta-feira (8) um novo recurso para a sua nova rede social, o Google+, por mais que defenda que a ferramenta não se trata de mais uma rede social. O novo recurso foi batizado de “Find my Face” (“Encontre a minha cara”) e tem a função, justamente, de encontrar o rosto dos usuários nas fotos para quem sejam marcados com mais facilidade. A função faz o serviço automaticamente, mas o Google afirma que é possível desativar o recurso.

De acordo com uma publicação do site Mashable, o usuário vai ter a opção de recusar a marcação que for feita com o seu nome. Isso pode ser visto como uma crítica ao Facebook, rede social de Mark Zuckerberg, pois as marcações podem ser feitas livremente pelas fotos dos usuários. Segundo o engenheiro do Google+, Matt Steiner, “ao ativar o Find My Face, o Google+ poderá reconhecer amigos e marcar os seus rostos quando aparecerem em fotos”.

O engenheiro informou que o recurso deve ser disponibilizado nos próximos dias aos usuários do Google+. Outra novidade para a ferramenta é a maior integração com o Gmail, pois agora será mais fácil filtrar as mensagens de acordo com os círculos onde estão os amigos.

Além disso, a sincronização entre os dois serviços do Google será automática. Ao mudar os dados de algum dos seus contatos no Google+, o mesmo acontecerá no registro daquele usuário no Gmail. Portanto, não será necessário atualizar um número de telefone da mesma pessoa duas vezes, por exemplo.