Publicado em: sexta-feira, 01/07/2011

Google + Tudo sobre o Google Plus

Para competir com o Facebook no mercado das redes sociais, a empresa Google lançou mais uma opção de interatividade entre os seus usuários. Dessa vez, o novo produto se chama Google + (ou Google Plus) e para fazer o cadastro é preciso que as pessoas recebam convites individuais. Quem usa o Orkut há bastante tempo deve se lembrar que, no começo, era assim que se dava a entrada para a rede social.

Agora, enquanto os convites não estão circulando em grande quantidade, uma das maiores perguntas é com relação à funcionalidade dessa ferramenta. No site oficial do projeto, a Google mostra como os recursos são divididos em cinco categorias: perfis; círculos; sparks; hangouts; e fotos.

A grande novidade gira em torno dos círculos, do sparks e do hangouts. O primeiro permite que o usuário possa dividir os seus contatos de acordo com o círculo social ao qual pertence, mas de maneira mais funcional do que aquelas que já existem no Orkut e no Facebook. Ao mesmo tempo, o Hangout é um recurso específico para o compartilhamento de vídeos. Nesse caso, as imagens podem ser de uma conversa ao vivo ou de outro site, como o o YouTube.

Por fim, o Sparks se mostra como uma tentativa de criar uma linha de notícias e informações sobre assuntos que realmente sejam do interesse do usuário. A imagem publicada pela Google mostra como assuntos relacionados a ciclismo, moda, futebol e receitas ficam organizadas dentro de um único acesso ao site. De qualquer maneira, enquanto a Google não libera os convites para todos, resta aguardar por mais comentários sobre a nova rede social.