Publicado em: sexta-feira, 20/07/2012

Google presta homenagem a Santos Dumont com um Doodle

Santos DumontO Pai da Aviação recebeu uma homenagem especial nesta sexta-feira, dia 20. Isso porque na data é celebrado o 139º aniversário de Alberto Santos Dumont, que nasceu na cidade de Palmeira, em Minas Gerais no dia 20 de julho do ano de 1873.

Para isso o Google resolveu fazer um de seus tradicionais “doodles” em homenagem a Santos Dumont, o brasileiro que se tornou conhecido por voar pela primeira vez com um objeto que fosse mais alto que o ar, criando o primeiro avião, o “14 Bis”.

Ainda, foi Santos Dumont quem projetou os primeiros dirigíveis que contavam com um motor a combustão abastecido com gasolina. Foi por esta invenção que ele ganhou, no ano de 1901, o Prêmio Deustsch. Ele se tornou uma das figuras mais famosas do século passado ao voar com seu avião ao redor da Torre Eiffel, em Paris. Milhares de pessoas, entre jornalistas e especialistas acompanharam o feito, prestando um testemunho do que aconteceu.

Santos Dumont faleceu durante o ano de 1932, durante a chamada Revolução Constitucionalista. Isso porque na época o estado de São Paulo promoveu um levante militar contra o governo do então presidente Getúlio Vargas. Em represaria aviões bombardearam o campo de Marte, no dia 23 de julho.

Acredita-se que os aviões passaram pelo Guarujá e o combate deixou o inventor do avião bastante triste. Ele aproveitou que seu sobrinho havia saído de casa e cometeu suicídio, quando tinha 59 anos de idade. Ele não deixou filhos ou qualquer mensagem escrita falando sobre sua obra e seu falecimento.

Atualmente seu corpo se encontra sepultado na cidade do Rio de Janeiro, no Cemitério São João Batista. Em segredo, o médico Walther Haberfield retirou o coração do inventor e o deixou preservado em formol. Depois de 12 anos guardando o órgão, ele quis devolver o coração para a família de Santos Dumont, que não aceitou a oferta e entregou ao governo, que mantém exposto o coração o Pai da Aviação mo museu da Força Aérea, localizado no Campo dos Afonsos.