Publicado em: sexta-feira, 19/10/2012

Google pode excluir sites franceses em buscas online

Google pode excluir sites franceses em buscas onlineNesta quinta-feira (18), a Google Inc. ameaçou fazer a exclusão de jornais e sites da França de suas pesquisas na internet, caso um projeto de lei francês seja aprovado. Esta possível lei obrigaria que sistemas de pesquisa online, paguem para que reportagens sejam citadas. A gigante de tecnologia enviou um documento para os ministros do país que ameaça excluir os sites da pesquisa.

A possível lei foi apelidada naquele país como “lei Google”, e jornais franceses defende como uma maneira para que os negócios sejam defendidos, que forma afetados pela migração de anunciantes das mídias impressas para as eletrônicas. Isso ainda foi aumentado na França devido ao corte de verbas publicitárias de algumas empresas na crise econômica. Na Alemanha há um projeto semelhante em debate.

Fleur Pellerin, Ministra francesa de Tecnologia, afirmou em entrevista que este projeto de lei está sendo estudado pelo governo, ela ainda disse que se houver uma união entre os países europeus, os projeto ficarão ainda mais fortes. A Ministra esteve na Alemanha ontem e discutiu o projeto junto ao governo do país vizinho.

No documento que foi enviado ao governo e disponibilizado, o Google diz que acredita que uma lei destas seria prejudicial para rede mundial de computadores, a gigante ainda afirma que não aceitará que jema estabelicos direitos que ameacem o próprio mecanismo de buscas, e uma consequência seria não gerar links para sites da França.

Segundo o Google, esta possível lei prejudicaria os usuários da França na rede, os órgãos de mídia do país e o conteúdo no idioma francês na rede, pois desencorajaria sites para fazer links de outros sites da França. A gigante afirma pretender trabalhar ao lado de jornalistas da França para que seja construído uma maneira viável para o jornalismo dentro da internet.