Publicado em: terça-feira, 27/09/2011

Google Plus conquista usuários com recursos diferenciados na internet

A informação sobre a ferramenta Google Plus, desenvolvida pela empresa Google, que conseguiu alcançar 43 milhões de usuários desde o seu lançamento fez surgir novamente as dúvidas quanto a qual o diferencial entre ela e as outras redes sociais já existentes. Cada vez que alguma empresa divulga estar desenvolvendo uma rede social, parece que o produto vai ser mais do mesmo daquilo que já é conhecido. Porém, a Google Plus continua crescendo e pode ser um real adversário do Facebook.

Os principais recursos inovadores da Google Plus se resumem a três: os Círculos, os Hangouts e o Sparks. No caso dos Círculos, essa foi uma “sacada” que já fez surgir efeitos no Facebook, que vem incluindo atualizações nas últimas semanas. A intenção é que seja mais fácil organizar os contatos para que sejam divididos de acordo com as afinidades da vida “real”. Com isso, o usuário consegue controlar quais grupos vão ter acesso a quais publicações.

Enquanto isso, o Sparks é um investimento no campo das informações disponíveis na internet. O recurso faz uma organização do conteúdo que pode agradar o usuário, com base em informações já concedidas por ele. Assim, o internauta sempre vai ter coisas novas na sua página para ler ou vídeos para assistir, os quais podem ser compartilhados com amigos.

Por fim, o Hangout é a ferramenta para vídeoconferências. Com o perfil no Google Plus não há necessidade de instalar outro programa para fazer a chamada, basta ter outro contato online na sua lista de amigos e “convocá-lo” para um Hangout.