Publicado em: quinta-feira, 07/07/2011

Google Plus: Brasileiro cria encurtador personalizado para endereço de perfil

Os primeiros defeitos da nova rede social da Google, a Google + ou Google Plus, começaram a ser apontados por usuários e desenvolvedores. Com o lançamento no dia 28/06, o tempo de testes com usuários da ferramenta ainda é curto para definir se essa é a versão final ou se estão buscando maneiras de melhorar o uso. Uma das iniciativas tomada por um usuário da rede social é um aplicativo que permite encurtar o endereço do perfil.

Ao contrário do que acontece com o Facebook, o qual permite que um perfil seja acessado pelo endereço facebook.com/nomedousuário, o Google Plus ainda apresenta endereços com a sequência de 21 números que definem a identidade virtual. Essa característica atrapalha o acesso direto a um perfil, pois se torna complicado decorar a sequência numérica.

Pensando nesse aspecto, o brasileiro Douglas Rosa criou um encurtador de URLs, da mesma maneira como pode ser feito com links para o Twitter, no qual o internauta informa os 21 números para receber o nome que deseja usar para substituir a referência do perfil. A ferramenta foi batizada de My Google Plus. A principal diferença entre esta e as outras que já existem na internet é justamente a possibilidade de personalizar o endereço do perfil.

A Google lançou a rede social para competir com o Facebook e o Twitter no segmento das círculos sociais da internet. A ferramenta do Google tem como intenção deixar a experiência na internet a mais próxima possível da vida real, com recursos que facilitem a interação entre usuários.