Publicado em: quarta-feira, 21/09/2011

Google libera Plus para o público geral e divulga melhorias na ferramenta

A empresa Google anunciou que a sua nova ferramenta social, o Google Plus, está disponível para todos os internautas sem a exigência do recebimento de convite para fazer parte da comunidade. Até então, a adesão dependia dos usuários já cadastrados no site para que enviassem convites aos seus contatos pessoais. A técnica foi a mesma usada para lançar o Orkut, primeira rede social da Google. A liberação do Google Plus acontece quase três meses depois de ter sido inaugurada.

De acordo com o texto publicado no blog oficial da empresa e assinado pelo vice-presidente, Vic Gundotra, “nas últimas doze semanas, estivemos em um período de testes, e durante esse tempo nós ouvimos e aprendemos muito. Nada foi finalizado ainda, mas graças às melhorias implementadas estamos prontos para anunciar a centésima função: acesso livre. Agora, qualquer um pode visitar o google.com/+, se unir ao projeto e se conectar com as pessoas com que se preocupa”.

Aqueles que já tem uma identidade em algum dos produtos da Google, como o Gmail, Orkut ou YouTube, podem usar o mesmo cadastro para acessar o Google Plus. Os serviços da empresa funcionam de maneira integrada, o que permite entrar em somente um dos sites para fazer uso de todos os outros.

No mesmo anúncio a respeito da liberação da ferramenta social, o vice-presidente também informou que a emrpesa realizou 91 melhorias no Plus e que oito novas ferramentas estão disponíveis para os seus usuários. No geral, as melhorias estão relacionadas ao recurso Hangout, o qual permite fazer vídeo conferências.