Publicado em: quinta-feira, 17/11/2011

Google lança oficialmente loja virtual de músicas

O Google lançou oficialmente na noite da quarta-feira (16) a sua própria loja de músicas em formato digital, batizada de Google Music. Inicialmente, o recurso vai estar disponível exclusivamente nos Estados Unidos e tem como principais rivais os serviços semelhantes das empresas Apple e Amazon. Até o momento, o Google conta com o apoio de três grandes gravadoras, sendo elas a Sony Music Entertainment, a Universal Music Group e a EMI Music.

A loja funcionará dentro do Android Market, sistema desenvolvido para atender aos clientes do sistema operacional desenvolvido pelo Google. O lançamento da gigante de buscas foi comparado com o da iTunes, a loja virtual de músicas da empresa Apple, que aconteceu há oito anos. O Google Music poderá ser usado como um serviço gratuito para armazenar músicas e ouvi-las do navegador em qualquer lugar. O pagamento pelo recurso será feito quando o internauta quiser comprar alguma faixa específica.

Quando a compra for feita diretamente pelo Android Market, seja em smartphones ou em tablets, o conteúdo será armazenado automaticamente no sistema do navegador daquele cliente. Além das três grandes gravadoras, a Google também fez acordos com gravadoras independentes. A Warner Studios não chegou a um consenso com o Google por conta dos valores e pela incerteza quanto a ocorrência de pirataria.

De acordo com o diretor de conteúdo digital para Android, Jaime Rosenberg, “durante o período de testes do Google Music, aprendemos muito sobre os hábitos do consumidor. Tivemos, em média, 2h30 de streaming de músicas a partir do serviço”.