Publicado em: segunda-feira, 20/01/2014

Google lança lente que marca o índice de açúcar no sangue de diabéticos

Google lança lente que marca o índice de açúcar no sangue O Google Glas já pode dar tchau. Isto porque a empresa de internet está desenvolvendo uma tecnologia “vestível” para os olhos bem mais complexa e útil para os usuários. O novo equipamento em teste da empresa é um método para diabéticos monitorarem melhor os seus níveis de açúcar no sangue. Para isso, eles usaram uma lente de contato equipada com microchips e uma antena.

De acordo com a Google, um protótipo da sua lente de contato inteligente pode gerar uma leitura do nível de glicose de uma lágrima a cada segundo. Desta forma, os pacientes com diabetes não precisaram mais furar os dedos para realizar os testes com gotas de sangue durante todo o dia.

Entre as duas camadas das lentes ficam localizadas as versões em miniaturas do chip wireless e o monitor de glicose. A empresa também informou que pretende colocar no equipamento lâmpadas de LED minúsculas que indicariam ao acender que o nível da glicose recomendado passou do limite.

Em seu blog oficial a Google disse que eles estão conversando com a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos, porém, ainda há muito trabalho para transformar esta ideia em um sistema que as pessoas possam usar frequentemente. Ainda de acordo com a companhia, eles estão em fase inicial dessa tecnologia, porém, já concluíram vários estudos médicos que vão ajudar a alinhar o protótipo. A empresa ainda declarou que a expectativa é encontrar parceiros que sejam especialistas para levar o produto para o mercado.