Publicado em: terça-feira, 25/10/2011

Google integrará loja de músicas virtual com Google+

O Google está desenvolvendo uma nova ferramenta para ser integrada à sua nova ferramenta social, o Google+. De acordo com informações publicadas pelo jornal Wall Street Journal, o Google estaria desenvolvendo uma loja de músicas online, a qual funcionaria conjuntamente com o Google+. De acordo com o jornal norte-americano, a expectativa é que a loja virtual de músicas seja lançada dentro de duas semanas. O nome desse novo recurso deve ser Google Music.

O jornal explica que conforme um usuário escutar uma música no novo recurso, o nome do arquivo escolhido poderá ser recomendado aos contatos da rede social. A partir disso, os contatos vão ter a possibilidade de ouvir o arquivo gratuitamente pelo menos uma vez. Na seqüência, as faixas devem ser vendidas pelo valor de U$0,99. Com isso, os contatos nos círculos de cada usuário vão poder interagir não somente pelas publicações de mensagens, mas também ao compartilharem o que estão ouvindo.

O Wall Street Journal também explica que nem todas as grandes gravadoras vão ter faixas disponibilizadas no Google+. Isso acontece por que nem todas aceitaram fechar acordos do mesmo tipo com a empresa gigante de buscas. A Sony e a Warner Music, por exemplo, não assinaram nenhum acordo com a Google para que desse tempo de participar antes do lançamento.

O serviço está em fase de testes para os clientes dos Estados Unidos sob o nome Music Beta. As músicas podem ser ouvidas por streaming e são gratuitas. Logo o produto deve ser lançado na sua versão final e apresentado a outros países.