Publicado em: segunda-feira, 23/04/2012

Google homenageia Dia da Terra

No dia 22 de abril comemora-se o Dia da Terra e a data recebeu uma homenagem especial do Google, o maior motor de buscas da internet. A homenagem veio em forma de um doodle animado, com a proposta de chamar atenção para os problemas decorrentes da falta de conservação ambiental.

Em 1970 foi quando desenvolveram o Dia da Terra, uma proposta do senador americano Gaylor Nelson. Nasceu em um movimento universitário, que tinha a intenção de chamar atenção para a fome, o crescimento populacional e a poluição da água e do ar.

A data acabou se tornando um dia em que grupos de ecologistas têm o hábito de avaliar o nível dos problemas ambientais enfrentados pelo planeta, mesmo não sendo um evento reconhecido oficialmente pela ONU.

Doodle

O doodle comemorativo ao Dia da Terra era animado. Quando se abria a página, a marca do site estava com as letras escritas com formas arborísticas, com árvores e grama. Com o tempo, flores iam florescendo nas letras até que todas estivessem brochadas.

Os doodles são as mudanças comemorativas desenvolvidas no logotipo da página de buscas. Geralmente são publicadas em comemoração a feriados, aniversários, grandes descobertas da ciência e nascimentos de grandes gênios ou artistas. Já foram criadas mais de mil homenagens até hoje.