Publicado em: sexta-feira, 07/02/2014

Google homenageia Carta Olímpica nos Jogos de Inverno de Sochi

Carta OlímpicaCom um doodle especial para o dia de hoje, o Google exaltou a Carta Olímpica, assim como a igualdade esportiva nos Jogos Olímpicos de Inverno, com o logo especial na página inicial do motor de buscas. A cerimônia de abertura da competição está marcada para acontecer hoje, as 13h30 no horário de Brasília, na sede Sochi, na Rússia.

A imagem do doodle de hoje mostra seus diferentes esportes que são disputados no frio e gelo, o snowboard, a patinação artística, o bobsled, o curling, o hóquei e o esqui. doodle traz ainda as cores que são similares as usadas no site oficial do evento, formando propositalmente um arco íris, que é o símbolo que marca o orgulho gay.

Carta Olímpica

Além do logo, logo abaixo do campo destinado à pesquisa, a empresa da internet ainda usou para destacar a tradução de um trecho da Carta Olímpica, que ressalta que a prática esportiva é um direito do ser humano, que deve ser praticado sem nenhuma discriminação.

Carta Olímpica

O trecho aponta que todas as pessoas precisam ter a possibilidade de praticar o esporte que desejar sem nenhuma discriminação, de acordo com o ideal olímpico, que propõe a compreensão mútua, solidariedade e um espírito de amizade. O texto original foi escrito em francês.

A Carta Olímpica foi escrita em 1984 por Pierre de Cobertain, inicialmente toda em francês. O documento conta com quase 110 páginas, divididas em cinco capítulos. Existe ainda uma versão digital, traduzida para o inglês, que está disponível no site do Comitê Olímpico Internacional.

Carta Olímpica

A função deste documento é servir como base para os valores e princípios do que é chamado de espírito olímpico, além de definir os direitos e obrigações e guiar as regras dos comitês olímpicos nacionais, as federações internacionais e o COI, assim como cada comitê organizador de cada ano.

O texto da carta ainda incentiva ao desporto e ao combate contra a suspeita do doping. O documento foi atualizado pela última vez no ano de 2010. Já o COI foi criado em 1894, quando os primeiros jogos foram celebrados dois anos depois disso, na Grécia.

Carta Olímpica

Carta Olímpica

Foi apenas em 1914 que a bandeira apresentada por Pierre de Coubertin foi adotada como marca da competição, trazendo cinco anéis entrelaçados, que indicam a união entre os cinco continentes, através dos atletas do mundo todo.

Confira um video sobre Sochi 2014