Publicado em: sábado, 14/04/2012

Google homenageia 100 anos de Robert Doisneau

Neste sábado, dia 14 de março, o Google faz uma homenagem a Robert Doisneau na primeira página do buscador. Doisneau é um famoso fotógrafo que, se estivesse vivo, completaria 100 anos no dia de hoje. Para homenageá-lo, o Google preparou um doodle especial, apresentando algumas de suas importantes fotografias de rua. As fotos formam a logo do site de buscas. A foto de rua é a principal característica do fotógrafo que era apaixonado por esse tipo de imagem.

Obras de Robert Doisneau

Robert Doisneau foi um grande fotógrafo francês. Ele nasceu em Gentilly, Val-de-Marne, na França e seu principal trabalho era fotografar as pessoas na rua. O fotógrafo passava o dia registrando a vida das pessoas que viviam na capital e nos arredores de Paris. Além disso, Doisneau também ficou conhecido pelos seus trabalhos para publicação em revistas. Uma grande publicação que ficou muito famosa é de 1950 e ficou conhecida como “O Beijo do Hotel de Ville”. Doisneau morreu em 1994 e foi enterrado ao lado de esposa Pierrette, no cemitério de Raizeux.

Influências de Robert Doisneau

Doisneau é considerado um dos fotógrafos mais populares da França e ficou conhecido pela sua modéstia e pela característica irônica de suas imagens. Ele sempre procurava misturar classes sociais das ruas e cafés de Paris. Durante sua vida profissional, recebeu influência de Kertész e Cartier Bresson. Suas fotos foram publicadas em mais de vinte livros, apresentando uma visão diferente da fragilidade humana.

O fotógrafo francês recebeu muitos prêmios em função das grandes imagens que publicou. Em 1986 recebeu o prêmio de Balzac (Honoré de Balzac); em 1983, o Grand Prix National de la Photographie; em 1956, o Prêmio Niépce em 1956 e ainda em 1947 foi vencedor do prêmio Kodak.