sexta-feira, abril 19, 2024
HomeTecnologiaGoogle faz atualização em algoritmo do sistema de buscas para priorizar novidade

Google faz atualização em algoritmo do sistema de buscas para priorizar novidade

O Google anunciou mudanças no seu sistema de buscas que alteram um algoritmo usado para chegar aos resultados mais atualizados sobre determinado termo usado na pesquisa. A mudança no algoritmo faz justamente com que o sistema passe a priorizar as informações mais recentes a respeito do assunto sobre o qual o internauta deseja receber mais informações. A mudança pode fazer parte da estratégia de continuar a frente do Bing, buscador da Microsoft, e do Yahoo.

De acordo com o engenheiro da Google, Amit Singhal, em texto publicado no blog oficial da empresa, “se eu buscar por ‘Olimpíadas’, provavelmente quero informações sobre os jogos de 2012, não da competição de 1990. A busca do Google usa um algoritmo de novidade, desenvolvido para fornecer os resultados mais atualizados, para que mesmo que eu digite apenas ‘Olimpíadas’ sem especificar 2012, ainda encontre o que estou buscando”. Ao mesmo tempo, o engenheiro reconhece que nem todas as buscas são baseadas no critério de novidade.

Por conta disso, Singhal explica que a melhoria no algoritmo tem como objetivo buscar entender melhor quais as necessidades do internauta que usa o Google. A mudança também tem o critério de diferenciar os tipos de buscas e identificar o nível de novidade.

Para o analista da consultoria Gabriel Consulting Group, Dan Olds, o Bing ainda não representa grande ameaça para o Google, mas os seus desenvolvedores também estão preocupados em resolver as falhas do sistema. Por isso, Olds entende que o Google precisa continuar se aperfeiçoando de modo a segurar os seus internautas e manter a liderança.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias