Publicado em: quinta-feira, 23/02/2012

Google é obrigado a retirar links de retransmissão da Globo

No dia 16 de fevereiro, o Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu uma liminar em que obriga o site de buscas Google a retirar de seus resultados das pesquisas todos os sites que façam a transmissão, sem terem uma autorização, dos programas ao vivo da Rede Globo. As informações foram divulgadas pelo jornal Folha de S. Paulo e a matéria ainda afirma que o Google não havia sido notificado sobre o caso até a tarde de ontem.

O jornal publica também que o buscador não faz comentários sobre assuntos específicos. Segundo declarações de Joseph Abadi, advogado da emissora de televisão, o site de busca Google trabalha como um “facilitador de atos ilícitos”. Isso porque, de acordo com o advogado, os endereços dos portais que transmitem a programação sem uma autorização da emissora são “intuitivos”.

Outros canais têm seu sinal transmitido na internet

A solicitação da liminar contra o Google apresenta alguns sites que transmitem a programação ao vivo da Rede Globo. Entre os sites citados estão o tvgol.blz e o assistirtvonline.net. Muitos internautas fazem uso destes sites a fim de conseguirem assistir a programação da emissora que não passa em suas TVs, como campeonatos de futebol, telejornais e reality shows.

Além da Rede Globo, outros canais são transmitidos através de sites na web, como o infantil Discovery Kids e também o ESPN. O advogado Joseph Abadi afirmou em seu comunicado que o site de busca Google já tinha sido “notificado extrajudicialmente” sobre o caso. O advogado da emissora acrescenta que, o maior problema em lidar com estes portais são que eles fazem mudanças de provedor com muita rapidez.