Publicado em: quinta-feira, 27/10/2011

Google e Microsoft disputam compra de Yahoo!

A compra da Yahoo! está cada vez mais disputada. Quem agora está na corrida pela empresa, rivalizando com a Microsoft é a Google. A Microsoft ainda está em vantagem, já que já vem fazendo negociações há mais tempo. Ainda assim, as duas empresas estão em busca de parceiros financeiros para aumentarem as ofertas.

Segundo afirmou o “The Wall Street Journal”, os contatos da Google são ainda muito preliminares e o negócio poderá nem avançar. Para a empresa, a compra da Yahoo! serviria para aumentar o mercado de anúncios online, segmento da qual é líder nos Estados Unidos. No caso da Microsoft, a compra contribuiria para baixar o risco da empresa.

A Microsoft já tentou essa movimentação antes. Em 2008, ela ofereceu mais de 30 milhões de euros pelo portal. Na época, o mercado considerou a oferta muito alta. Ainda assim, o conselho de administração da Yahoo! recusou a proposta. A alegação era de que o valor não seria o suficiente.

A Yahoo! vem falhando diversas vezes as expectativas e perdido muitas cotas no segmento de publicidade ‘online’ para o Google ou Facebook. Outra dificuldade é que a empresa ainda não substitui a antiga presidente executiva, Carol Bartz. Ela foi mandada embora no começo de setembro, por não ter conseguido aumentar o volume de negócios de investimentos em publicidade.