Publicado em: quinta-feira, 24/11/2011

Google divulga data de cancelamento do Google Wave

O Google anunciou na quarta-feira (23) a data de encerramento da prestação de determinados serviços, sendo que são sete no total, entre eles o Google Wave. Com relação a este, a data oficial para que seja tirado do ar é 30 de abril de 2012, tempo que concede a possibilidade de salvar arquivos e outras informações que cada usuário possa ter a intenção de armazenar para uso posterior.

O anúncio de cancelamento do Wave já havia sido feito no final de 2008, mas a empresa não havia informado qual seria a data específica para isso. Esse serviço de comunicação inclui as ferramentas de chat, e-mail e aplicativos. Com relação à leitura dos conteúdos que forem publicados na página, o Google informou que isso poderá ser feito até 31 de janeiro do ano que vem. Além do Wave, o Google também vai cancelar o Google Friend Connect, que garante adicionar recursos sociais às páginas de blogs e sites.

Outro serviço cujo cancelamento foi confirmado é o Google Gears, o qual garantia acessar o Gmail e o Google Agenda mesmo quando o internauta estivesse offline. A previsão é que este serviço seja cancelado em 1º de dezembro, mas ainda será possível acessar tais informações enquanto estiver offline, mas por outros recursos.

Além destes com data certa, o Google divulgou que também serão cancelados: listas de favoritos do Google, linha do tempo da busca, Knol (ferramenta de colaboração para artigos) e o projeto de pesquisa de fontes de energia renováveis mais baratas que o carvão (RE