Publicado em: terça-feira, 16/08/2011

Google compra a Motorola

Empresa considerada como a gigante de buscas, o Google anunciou nesta segunda-feira (15) por meio do seu blog oficial que vai comprar a Motorola Mobility, divisão de celulares da empresa. O valor previsto para garantir a aquisição é de US$ 12,5 bilhões, ou seja, cerca de US$40 por ação em dinheiro. O comunicado divulgado pelo blog oficial foi assinado pelo presidente do Google, Larry Page. A Motorola tem parceria com o Google na produção do sistema operacional Android e é a responsável pelo desenvolvimento de tablets e smartphones, como o Xoom e o Atrix.

De acordo com o texto publicado por Larry no blog do Google, “dado o sucesso fenomenal do Android, estamos sempre procurando novas maneiras de investir na plataforma. É por isso que estou tão animado em anunciar que concordamos em adquirir a Motorola. A compra não vai mudar o nosso compromisso em executar o Android como uma plataforma aberta. A Motorola continuará a ser uma licenciada do Android.”

O anúncio da compra da Motorola Mobility acontece depois de oito meses que a Motorola divulgou a sua divisão interna em: Motorola Solutions e a Mobility. A primeira tem como foco os serviços para as empresas, enquanto a segunda prioriza o consumidor final. A expectativa é que a compra seja finalizada até 2012.

Com relação à maneira como a Mobility será administrada pelo Google, Page afirma que as duas vão operar de maneira separada. Além disso, a expectativa é que a compra da Mobility incentive a concorrência do mercado e beneficie os consumidores.