Publicado em: sexta-feira, 27/09/2013

Google comemora 15 anos com doodle interativo

15 aniversario do GoogleO Google escolheu para hoje um doodle especial para comemorar o décimo quinto aniversário da gigante de buscas na internet. A página principal do site está com um doodle comemorativo e interativo, com um game especial que celebra os 15 anos do Google. O usuário pode jogar quantas vezes quiser e marca sua pontuação em doces na brincadeira. No doodle de hoje, as letras que formam o nome da marca estão como convidadas de uma festa. O segundo O da palavra que forma o nome da empresa representa um bolo de aniversário com um play para o usuário, que quando apertado, dava início a uma música e a um game no doodle.

O bolo então se transforma em uma tradicional pinhata, um brinquedo comum em aniversários nos Estados Unidos. É um balão bastante frágil e bastante decorado, em que as crianças precisam bater até quebrar totalmente, para derrubar os doces que estão escondidos dentro dele. O visitante então assume um jogador virtual, com venda nos olhos, controlando a letra G, que tem algumas chances para bater na estrela pinhata até que ela derruba o número máximo que conseguir de balas. O usuário pode jogar usando o botão do espaço ou o mouse.

Quando mais forte o golpe, mais doces caem no chão e mais pontos o usuário soma. No final, aparece um resumo com os pontos marcados e as opções ainda de compartilhar sua pontuação, mas também jogar de novo e o atalho para pesquisar o motivo deste doodle especial, que é o aniversário de 15 anos do Google. A empresa costuma comemorar datas importantes com um doodle especial, apresentando uma arte diferenciada em sua logomarca.

O aniversário da gigante de buscas é comemorado com doodle especial desde 2002, sempre apresentando um tradicional bolo com o número certo de velas em cima. Mas a celebração dos 15 anos é a primeira vez que o Google comemora o aniversário com um jogo. No ano passado, na comemoração do décimo quarto ano, o Google comemorou apenas com um bolo de chocolate. O Google surgiu em setembro de 1998, fundado pela dupla Sergey Brin e Larry Page, em Mountain View, California. O Google começou apenas com a prestação de serviços como buscador, mas com o passar do tempo, investiu em diferentes mercados, incluindo o de softwares para smartphones, além das redes sociais e também alguns gadgets eletrônicos.