Publicado em: terça-feira, 27/09/2011

Google comemora 13 anos

O Google comemora hoje 13 anos. Foi criado em 1998 por Sergey Brin e Larry Page, na Califórnia. Inicialmente um simples buscador, conseguiu ao longo desses treze anos se transformar numa das maiores empresas do mundo nesse setor. O logo da empresa é conhecido como doodle, e ao longo do ano são desenvolvidos designs especiais para datas comemorativas, como aniversários de pensadores ou invenções.

Nesta data comemorativa, o próprio Google ganhou um doodle de presente. O doodle de hoje apresenta as letras de Google, reunidas em volta de uma mesa de aniversário, com bolo, presentes, bolas e fitas coloridas. Nesse caso, porém, não teve animação, vídeo ou recurso mais elaborado.

Existem algumas controvérsias quanto ao dia oficial de surgimento do Google. O perfil coorporativo da empresa afirma que sua fundação ocorreu em quatro de setembro. Entretanto, o dia quatro é simbólico e remete ao primeiro movimento de criação da empresa, enquanto 27 de setembro, remete ao dia em que o Google foi reconhecido pelo órgãos reguladores.

Ao longo desses treze anos, o Google fez mais de 100 aquisições. A mais recente e também mais valiosa foi a compra de parte da Motorola, por 12,5 bilhões de dólares. Outra aquisição importantíssima foi a compra do Youtube em 2006, que custou a empresa 1,65 bilhão de dólares.