sábado, abril 20, 2024
HomeMundoGoogle celebra 194º aniversário de Léon Foucault

Google celebra 194º aniversário de Léon Foucault

Léon FoucaultJean Bernard Léon Foucault, o renomado físico francês, é o grande homenageado de hoje na página inicial do maior motor de buscas da internet, o Google. Na data de hoje, o físico completaria 194 anos e por isso, como celebração, o Google trocou o seu tradicional logo com o nome da empresa por um doodle diferente e estilizado, como homenagem para o aniversariante de hoje. A ilustração que substitui o doodle representa o feito mais famoso do cientista, sua criação do Pêndulo de Foucault. Esta experiência foi o que tornou capaz de demonstrar o movimento de rotação da Terra, com relação a um determinado ponto referencial.

O doodle de hoje é mais um de uma séria interativa, sendo que o usuário pode testar como o experimento funciona, alterando as horas de um relógio, que está posicionado ao lado da ilustração. Conforme o tempo vai passando, a esfera que forma o pêndulo muda sua angulação, representando o movimento de rotação do planeta Terra. Foi por conta da primeira demonstração de Léon Foucault sobre o experimento, em 1851, que o sistema ficou conhecido como Pêndulo de Foucault.

Foi neste ano que ele fez a primeira demonstração do movimento que o planeta Terra realiza em torno de seu próprio eixo. A forma que o cientista encontrou de provar isso foi pendurando, no Panteão de Paris, um pêndulo enorme, suspendendo uma esfera de 30 quilos, por um fio que possui 67 metros de comprimento. Conforme o pêndulo se movia, uma quantidade de areia saia da esfera, revelando que sua trajetória não era a mesma em cada momento. Com isso Foucault conseguiu provar que a Terra girava em torno de si mesma.

O cientista nasceu em 18 de setembro de 1819, dando início a sua carreira de pesquisador na área da fotografia, com L.J.M. Daguerre. Mais tarde, ele se tornou assistente de Alfred Donné, auxiliando em palestras sobre a anatomia microscópica. Foi com A.H.L. Fizeau que ele passou a trabalhar com experimentos sobre o sol e a luz, e mais tarde, a Terra.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias