Publicado em: terça-feira, 06/09/2011

Google cancela 10 produtos do seu catálogo

A empresa Google anunciou que não vai dar continuidade a dez produtos do seu catálogo por não serem considerados essenciais na linha de atuação da empresa. O pedido de cancelamento do pacote foi feito pelo fundador da companhia e executivo, Larry Page, por considerar que estes produtos não garantiram lucros para a empresa. Desde janeiro, quando Page voltou à empresa, sua política tem sido a de economia de esforços, também percebida com o fechamento do Google Labs neste ano.

De acordo com o vice-presidente da Google, Alan Eustace, “vamos fechar mais produtos nos próximos meses. Alguns deles sofrerão uma fusão com projetos já existentes. Essa ação vai simplificar a vida do usuário, melhorando a experiência com nossos serviços principais. Poderemos dedicar mais tempo para produtos que impactam na vida de milhões de pessoas.” Ao falar sobre o encerramento dos projetos, Eustace comparou a medida com uma “faxina de primavera/outuno”.

A lista dos produtos que estão prestes a serem cancelados mostra os itens: Aardvark; Desktop; Fast Flip; API do Google Maps para Flash; Google Pack; Google Web Security; Image Labeler; Notebook; Sidewiki; Subscribed Links. No comunicado liberado por Eustace, a empresa garante que os usuários destes serviços vão ser informados antes de acontecer o cancelamento.

Além disso, a Google afirma que nenhum dos funcionários que trabalhavam nestes projetos paralelos vão ser demitidos, pois agora a intenção é que eles dediquem seu trabalho aos produtos principais da empresa. Conforme as datas de cancelamento forem divulgadas, os usuários precisam salvar suas informações para terem acesso em outro momento.