Publicado em: terça-feira, 06/09/2011

Google cancela 10 de seus serviços em prol do Google+

A empresa Google vai eliminar a partir de agora alguns dos produtos que estão disponibilizados para centralizar a atenção dos usuários a rede social Google+. A informação foi anunciada no blog da empresa na última sexta-feira (02), depois que foi divulgado que a empresa Mountain View iria fechar o Google Labs, o local de experimentos da companhia. Dentro dos próximos dias serão cancelados os programas Desktop, Notebook, Fast Flip, Aardvark, Sidewiki, Google Maps API para Flash, Google Web Security, Google Pack, Image Labeler e Subscribed Links não existirão mais.

No blog, a empresa ainda afirmou que todas as pessoas que faziam uso destes produtos irão participar de um processo de criação de novos produtos de melhor e maior impacto. Alguns destes produtos devem ser cancelados pela empresa imediatamente, oferecendo aos usuários pouco tempo para poderem resgatar seus dados ou escolher um produto que tenha uma função similar.

O programa Desktop, por exemplo, deve sair do ar no próximo dia 14 de setembro, já o aplicativo Notebook, que cria e armazena documentos, será cancelado em alguns meses. O serviço de busca social Aardvark deve deixar de existir em outubro, e no blog do aplicativo já estão disponíveis informações para os usuários salvarem seus dados antes que o período termine.

A Google está chamando essa mudança de “limpeza” de Primavera-Outono, e está ainda dizendo que estas alterações são uma aposta na melhoria da experiência global para aqueles que utilizam o serviço. A empresa garante ainda que o processo de reestruturação da marca já está em curso.