Publicado em: quarta-feira, 04/04/2012

Google Art Project: Pinacoteca e ao MAM podem ser visitados virtualmente

Não é preciso mais sair de casa para conhecer os grandes museus do mundo. Para isso, é preciso somente um computador com acesso a internet e ser um usuário do Google Art Project. Nesta terça-feira (3), o projeto ficou um pouco brasileiro. O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) e a Pinacoteca são os primeiros locais do Brasil a ganharem um espaço no projeto com modelos em 360 graus. O projeto faz uso do mesmo recurso utilizado pelo Google Street View.

Os museus brasileiros fazem parte de um espaço virtual onde já estão famosas galerias, como o Museum of Modern, de Nova York, Tate Modern, de Londes, e outras mais de 150 espalhadas por todo o mundo. O usuário da ferramenta poderá fazer um tour on-line pelos mais diferentes espaços de arte através do serviço disponibilizado pela Google.

Tour virtual

As obras de arte estão colocadas na mesma posição da “realidade”, e o usuário do serviço poderá optar em “caminhar” pelas galerias ou fazer uma busca mais específica. Ou seja, ele pode escolher o nome do artista ou da obra que procura, ou tendo como base seu período histórico. O MAM de São Paulo possui 89 itens disponíveis no projeto virtual, e a Pinacoteca tem 98.

O diretor-executivo da Pinacoteca, Marcelo Araújo, em entrevista para o jornal “O Globo”, disse que o projeto da Google é muito importante e permite que as pessoas possam se preparar antecipadamente para uma futura visita as galerias. O Google Art Projetc foi criado em fevereiro do ano passado, e os usuários podiam visitar virtualmente somente os museus da Europa.