Publicado em: terça-feira, 12/07/2011

Google anuncia parceria com iRiver para lançar e-reader

Para competir com os produtores de aparelhos que permitem a leitura de livros digitais, a empresa Google anunciou sua mais nova parceria com a iRiver. Enquanto a iRiver produz os aparelhos que permitem o reconhecimento do arquivo, a Google possibilitará que os conteúdos armazenados no seu sistema sejam processados pela ferramenta batizada de Story HD. Atualmente, a Google conta com cerca de 3 milhões de conteúdos gratuitos.

Mesmo sem a união entre as duas empresas, o conteúdo da Google poderia ser acessado por outros aparelhos para a leitura eletrônica. Porém, o usuário tem que fazer o download do arquivo que deseja ler no seu computador pessoal para depois fazer a transferência para o leitor. Dispositivos com Android, iOS, ou o Amazon Kindle e o Barnes&Noble Nook, podem optar por essa alternativa.

As empresas já definiram a data de lançamento do Story HD para o dia 17 de julho. Quem comprar o produto da Google vai poder fazer o download diretamente para o aparelho de e-reader e armazenar cada arquivo como se existisse uma prateleira “nas nuvens”. Portanto, apenas a conexão wi-fi será necessária para quem adquirir o Story HD.

Algumas especificações técnicas também foram divulgadas pelas empresas em parceria. A primeira é que o teclado do e-reader reproduzirá a sequência QWERTY, conhecida desse modo por ser a mesma dos teclados tradicionais em computadores. A tela terá seis polegadas e resolução de 1024×768 pixels. Além disso, o processador será o Coretx A8 de 800MHz e vai contar com 2GB de memória interna (expansível via cartão SD).