Publicado em: quarta-feira, 11/01/2012

Google anuncia mudanças no sistema de buscas

O Google anunciou na terça-feira (10) novas mudanças na maneira como o seu sistema de buscas deve funcionar, sendo que as informações iniciais mostram que a ferramenta deve tornar a pesquisa mais “social”. Isso significa que o Google está integrando ainda mais os seus serviços, pois conteúdos postados na ferramenta Google+ e no Picasa vão aparecer como sugestões, de acordo com as palavras-chave usadas por cada internauta. A novidade foi postada no blog oficial da empresa com o nome “Search Plus Your World” (“Procura Mais Seu Mundo”, em tradução livre).

Uma das informações contidas no texto publicado no blog do Google é que a ferramenta poderá ser desligada a qualquer momento pelos usuários. Os resultados que aparecerem de acordo com as informações das redes sociais vão dependender de acordo com cada internauta, pois elas vão fazer referência aos contatos já existentes na internet. Com isso, cada pessoa terá uma pesquisa diferente.

No primeiro momento, o Google informou que o novo sistema estará disponível somente para aqueles que fizerem as buscas em inglês. De acordo com a assessoria de comunicação do Google Brasil, não há data de previsão para disponibilizar o serviço em português. O Google desenvolveu um vídeo para explicar o funcionamento da ferramenta.

Ao mesmo tempo em que o Google pode entender essa mudança como uma otimização das informações contidas nos seus serviços, empresas concorrentes, como o Twitter, demonstraram insatisfação com o serviço. Para a rede social de microblog, a alteração tende a privilegiar conteúdos publicados nas páginas do Google e dificultará a busca por notícias mais urgentes.