Publicado em: sexta-feira, 22/07/2011

Google anuncia fechamento do projeto Google Labs

Em comunicado oficial lançado no blog da Google, a empresa anunciou nessa quarta-feira que vai encerrar o projeto conhecido como Google Labs. A página da internet permite que os internautas testem aplicativos e programas que estão em fase de desenvolvimento, sendo que estes são produzidos pelos próprios engenheiros da empresa. Alguns desses testes acabam sendo incorporados nos produtos oficiais como aplicativos para smartphones ou para os próprios computadores pessoais.

A nota publicada explica que “apesar de termos aprendido muito lançando uma grande quantidade de protótipos no Labs, acreditamos que um foco maior é crucial se quisermos aproveitar ao máximo as oportunidades que surgirem pela frente.” Por os projetos desenvolvidos no Labs serem menores do que aqueles priorizados pela empresa, a decisão visa investir maiores esforços nos projetos considerados “mais importantes”. O comunicado foi assinado por Bill Coughran, vice-presidente de Pesquisa e Infraestrutura de Sistemas.

Para encerrar o Labs, a Google informou que os passos serão dados aos poucos, até mesmo para permitir que alguns dos projetos sejam finalizados. Além disso, Coughran garante que muitos dos programas do Labs poderão ser incorporados por outras áreas da empresa, o que garante a efetivação do uso daquele projeto. Por ser uma página dedicada a testes, os usuários tinham como enviar respostas aos desenvolvedores que, por sua vez, fariam as alterações consideradas relevantes ou não.

A permissão para trabalhar com o Google Labs faz parte da política da empresa que concede 20% do tempo do funcionário para se dedicar a projetos paralelos aos indicados pela Google.