Publicado em: quinta-feira, 21/11/2013

Google agrupa nova banca de periódicos ao Android

Google agrupa nova banca de periódicos ao AndroidO Google atualizou seu app Google Play Revistas no Android, agrupando a estas inovações de outro app, o Google Currents. A implicação resultou no novato aplicativo Banca, que dá ingresso a revistas, tabloides e canais de conhecimentos do tipo RSS.

Nos EUA, o app Banca proporciona na forma de notas gratuitas, assim como na maneira do Flipboard, como teor pago. Conforme o site All Things D, ele admite firmar contratos com jornais como The New York Times, Wall Street Journal, Financial Times, entre outros, sem contar o que já está pronto para acesso no aplicativo.

O Banca ainda espalha noticiários em que o ingresso é arrecadado no sistema de paywall. Embora o app surja para os brasileiros na loja Google Play, o teor dele parece não estar acessível para o país ainda. Já o Google Currents, permanece atualizado tanto na App Store como no Google Play.

Apontado como Newsstand em inglês, o Google Banca é muito distinto do expediente com mesmo nome do sistema iOS. A Banca da Apple é um campo onde são incorporados apps para a leitura de revistas e jornais. Porém ela não apresenta o noticiário em si. O Google já avisou que projeta uma variante do Google Play Banca para os aparelhos da Apple.

É conveniente observar que o jornal Financial Times, que se negou a comercializar assinaturas através da loja online da Apple, também está atualizado no Google Banca. Isso indica que as qualidades proporcionadas pelo Google aos jornais devem ser superiores que as da Apple.