Publicado em: quarta-feira, 18/01/2012

Google abre petição contra lei antipirataria

A Wikipédia inglesa cumpriu sua promessa e amanheceu esta quarta-feira (18) fora do ar. A decisão é um protesto contra o projeto de lei que está tramitando no Congresso americano, conhecido como Sopa (Stop Online Piracy Act).

“Por mais de uma década, temos gasto milhões de horas para construir a maior enciclopédia da história da humanidade. Agora, o Congresso dos Estados Unidos está considerando uma legislação que poderia prejudicar fatalmente a internet livre e aberta. Por 24 horas, para aumentar a conscientização, estamos tirando do ar a Wikipedia”, indica texto publicado na página.

O Google inseriu também um link de protesto abaixo de seu logo na página de buscas. “Dois projetos de lei no Congresso, conhecido como o Protect Act IP (PIPA), no Senado, e Stop Piracy on-line Act (SOPA), na Câmara, pretendem censurar a web e impor regulamentos prejudiciais para as empresas norte-americanas. O Senado vai começar a votar o projeto em 24 de janeiro. Assine esta petição instando o Congresso a votar contra a PIPA e a SOPA antes que seja tarde demais”.

Junto a mensagem está um infográfico ilustrando a relação de empresa, juristas, especialistas em segurança online, fundos de investimento, organizações direitos humanos e diversos outros setores que já se manifestaram contra a medida.