Publicado em: sexta-feira, 21/03/2014

Gmail fica mais seguro com sistema de criptografia e conexão HTTPS

Gmail fica mais seguro com sistema de criptografia e conexão HTTPSO serviço de e-mail da Google se tornará mais seguro. O anúncio feito na última quinta-feira (20) divulgou que novas medidas de segurança serão tomadas para reduzir as chances de espionagem e roubo de conteúdo, por meio de conexão HTTPS, independente do tipo de conexão.

Também haverá criptografia de todo o conteúdo enviado por e-mail, complicando ainda mais as chances de espiões terem acesso às mensagens, como nos casos de invasão de mensagens e conteúdos particulares pela NSA, revelado pelo ex-consultor da Agência, Edward Snowden. Aliás, este caso foi o principal motivador das modificações, de acordo com o próprio Google.

A companhia ainda garantiu que, mesmo que o usuário acesse seu e-mail por uma conexão pública Wi-Fi, por computadores particulares ou internet móvel, via smartphones ou tablets, as mensagens estarão seguras.

Mais rápido iOS 7

E por falar em conexão por dispositivos móveis, a Google lançou no início deste mês uma atualização para o aplicativo Gmail no sistema operacional iOS 7, da Apple. Com essa atualização, a visualização de mensagens inbox e emails recebidos ficarão muito mais rápidas.

A inovação permite que o aplicativo rode em segundo plano, o que antes não era possível pelo serviço, tornando o funcionamento mais eficiente. Porém, quem atualizar o aplicativo precisa ir nas configurações e habilitar a função “Background”.

O novo Gmail 3.0 para iOS está disponível desde o início de março na App Store. De acordo com a Google, um recurso de notificação, como badge, alertas ou banners, por exemplo, precisa ser ativado para possibilitar o uso da nova roupagem do app. Alguns usuários eventualmente podem precisar realizar um novo login junto ao Gmail para ativar o serviço corretamente. Com o login realizado no Gmail, o uso de serviços como Google Maps, YouTube e Google Drive poderão ser usados normalmente.