Publicado em: quarta-feira, 09/04/2014

Globo tira do ar ‘momentos em família’

Globo tira do ar ‘momentos em família’A emissora Rede Globo decidiu tirar do ar a séria de pequenos filmes Momentos Em Família, que eram usados no encerramento dos capítulos da trama de Manoel Carlos, Em Família. A mudança na programação foi realizada sem aviso prévio ao público, que desde a última segunda feira, dia 8 de abril, não tem mais visto as pequenas histórias familiares.

Como em toda novela de Manoel Carlos, a proposta era encerrar o capítulo do dia com uma encenação sobre um momento de família, mas as atração vinha recebendo muitas críticas.

O último filmete foi exibido no capítulo de sábado, seguindo a ideia de trazer um elenco desconhecido encenando uma pequena história familiar, com momentos cotidianos, como um neto conhecendo o avô, um pai que reencontra os filhos após uma viagem, uma criança que tem ciúmes do novo bebê na família ou um amigo que se dispõe a doar um órgão.

Em outras ocasiões, como na novela Páginas da Vida, o final do capítulo era encerrado com uma pessoa comum contando um momento de sua vida, um acontecimento marcante em sua história. O problema desta vez é que após uma pesquisa encomendada pela emissora, os resultados revelaram que o Momentos em Família não estava à gosto do público, que ou não entendia as histórias sem falas ou não estava gostando da proposta.

Nos bastidores, os profissionais já vinham avaliando que a exibição dos filmetes ao fim do capítulos estava quebrando demais a narrativa da própria novela, como um anticlímax.

Em muitos dias, quando a novela encerrava num momento de tensão, o clima acabava sendo cortado pelo filmete, que trazia um momento em família bastante divergente da situação da novela. Alguns mais maldosos teriam apelidado o Momentos em Família como sonífero nos bastidores.

Para piorar, este corte do filmete ocorre justamente numa sequencia de crise na emissora, causada principalmente pela infinidade de problemas enfrentados pela produção durante a gravação do programa Vem Aí, que trouxe numa grande festa a programação da emissora para este ano.

João Daniel Tikhomiroff foi o diretor de publicidade e cineasta responsável pela festa cheio de erros, além de ser também o responsável pelo núcleo de produtores, diretores e roteiristas que cuidavam do Momentos em Família há meses.