terça-feira, abril 23, 2024
HomeTecnologiaGlobo e japonesa NHK vão testar tecnologia ultra HD em gravações do...

Globo e japonesa NHK vão testar tecnologia ultra HD em gravações do carnaval

Globo e japonesa NHK vão testar tecnologia ultra HD em gravações do carnavalO Carnaval deste ano vai ser a plataforma para testes da primeira captação de imagens em 8K, padrão conhecido como UHDTV (Ultra High Definition Television), no país, isto ocorrerá com coprodução da emissora japonesa NHK junto à TV Globo do Rio de Janeiro.

Essa nova tecnologia vai mostrar imagens que são até 16 vezes mais nítidas do que o padrão visto atualmente para alta definição e o objetivo é que o telespectador tenha sensação de estar imerso na tela. Apesar disso não existe previsão de quando as TVs de 8K vão ser vendidas em lojas.

Este teste no Rio vai servir como aprendizado desta nova tecnologia, no mês de março, a NHK vai exibir no Japão um programa sobre o UHDTV com imagens contendo o making of do carnaval do Brasil. A Globo quer demonstrar esta experiência nas feiras deste setor.

Esta tecnologia UHDTV com 8K, que é chamada também de Super Hi-Vision, está sendo desenvolvida no Japão pela NHK. Ela permite que sejam reproduzidas imagens de até 33,2 megapixels com 7.680 x 4.320 pixels, isto significa 16 vezes a quantidade de pixels que podem ser exibidos em uma tela HD (High Definition). A diretora de Engenharia de Telecomunicações Liliana Nakonechnyj das TV Globo e afiliadas afirma que é se fosse colocada em uma imagem 16 telas com alta definição, ela faz parte da coordenação de testes junto com a NHK.

Para tentar pensar na TV do futuro, a NHK vai enviar 17 engenheiros e seis toneladas em equipamentos para o Sambódromo do Rio, onde vãos ser captadas e serão exibidas as imagens dos desfiles das escolas. Esta experiência vai servir como aprendizado à equipe da TV Globo, que já tem uma parceria junto à NHK.

Hoje há poucos protótipos que podem captar imagens em 8K e a NHK vai trazer duas câmeras e equipamentos para que possa ser captado o áudio em 22,2 canais para o carnaval.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias