quinta-feira, abril 25, 2024
HomeEsportesGlobo defende redução do Campeonato Carioca

Globo defende redução do Campeonato Carioca

Globo defende redução do Campeonato CariocaA primeira fase do Campeonato Carioca se encerrou neste domingo, quando foi feito um balanço de público do torneio. O resultado foi desanimador: cerca de 90% das partidas disputadas na competição tiveram bilheteria deficitária (ou seja, o valor arrecadado com os ingressos não foi sequer suficiente para cobrir os custos das partidas). O Flamengo, vencedor da Taça Guanabara, ergueu o troféu diante de pouco mais de 4,6 mil torcedores.

Embate

Os números extremamente negativos fizeram com que a Globo se unisse a Fluminense, Vasco e Flamengo em um embate com a Federação Estadual do Rio de Janeiro. Os três clubes já discutem há tempos a possibilidade de uma redução no número de datas da competição estadual. A única exceção dentre os grandes clubes do estado é o Botafogo, que prefere a manutenção do formato atual.

Atualmente, o Campeonato Carioca é disputa por 16 equipes e tem, ao todo, 19 datas. Embora possua quatro clubes a menos na disputa, o Cariocão tem uma data a mais do que o Paulista, disputado por vinte equipes. Para a Rede Globo, o Rio de Janeiro não possui nível técnico para manter tantos clubes e partidas em seu campeonato estadual.

Proposta

Para dirigentes de Fluminense, Flamengo e Vasco, o Campeonato Carioca poderia ser reduzido a, no máximo, 15 datas. Esta proposta já foi enviada à federação, que ainda não se manifestou a respeito. A Globo, por sua vez, já defendia um formato com 15 datas, que acabou coincidindo em boa parte com a proposta dos clubes. Por isso, houve uma aliança entre emissora e equipes. A diferença, neste caso, seria o número de equipes a disputar a divisão principal do campeonato: para a Globo, o formato ideal teria 12 equipes.

Sem interferência

É importante ressaltar que o papel da Rede Globo na definição do formato do Campeonato Carioca é meramente consultivo. A emissora não tem qualquer poder de interferir na escolha da fórmula para a competição, que deve ser definida pelo Conselho Arbitral da Federação, composto pelas grandes equipes do estado.

Para a Globo, o ideal é que sejam transmitidos noventa jogos ao longo do ano, número que se encaixa em seu pacote publicitário. Por isso, embora defenda a redução de partidas no Campeonato Carioca, a emissora não quer que esta diminuição seja muito drástica. Até o momento, não houve qualquer declaração da Globo em relação ao Campeonato Paulista. Em 2014, devido à realização da Copa do Mundo, o Paulistão teve uma redução de cinco datas. Contudo, não há qualquer informação da Federação Paulista de Futebol sobre a manutenção ou não deste formato para os anos seguintes.

Outras propostas

Ao mesmo tempo, outra proposta de redução dos estaduais vem sido discutida. Apresentado há poucos dias pelo Bom Senso FC, o novo formato utilizaria o meio do ano para os estaduais, que seriam realizados em um formato de Copa, com um número consideravelmente menor de datas. Os torneios regionais seriam realizados em apenas um mês, com uma grande redução de datas.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias