Publicado em: segunda-feira, 02/01/2012

Globo: 2012 será o ano dos remakes para a emissora

A Globo anda preocupada com o Ibope de sua programação. Pensando nisso, a emissora tem plano de levar ao ar em 2012 três readaptações, além de Guerra dos Sexos, de Silvio de Abreu, e Gabriela, de Walcyr Carrasco. Outra possibilidade é a famosa Dona Flor e seus dois Maridos.

Os remakes podem ser uma boa estratégia, tanto para preencher a grade da emissora, esticada com o uso do horário das 23 horas, como também para elevar a qualidade das tramas exibidas. Somente clássicos serão reproduzidos. A Globo tem enfrentado espectadores cansados de roteiros repetitivos na dramaturgia.

A TV Globo acredita que não existe supervalorização dos remakes em detrimento das novelas. “Cada remake é uma nova novela. O que temos hoje é apenas a coexistência dos dois tipos de produção, o que ocorre desde o início dos processos de industrialização da arte (1930)”, afirmou a emissora em nota.

O novo ritmo de produção das novelas parece ter minado um pouco da criatividade dos autores dramaturgos, que tem cansado telespectadores com a mesma trama, mudando apenas os personagens. A expectativa da Globo é recuperar essa público com a transmissão de clássicos consagrados na emissora.