Publicado em: quarta-feira, 29/02/2012

Gioachino Rossini recebe homenagem

Gioachino Rossini recebe homenagemO Google homenageia hoje o 220º aniversário de Gioachino Rossini. Rossini foi um compositor erudito que criou 39 óperas, além de trabalhos para música sacra e “cômica”. O compositor possuía trabalhos divertidos e por isso tornou-se o preferido da sociedade apolítica. Gioachino Rossini se apresentava em toda Europa e por ser tão conhecido recebeu o apelido de “Napoleão da Música”. O nome foi dado pelo escritor Henri-Marie Beyle.

Obras de Gioachino Rossini

Gioachino Antonio Rossini escreveu diversas obras, mas gostou mais do teatro e das óperas e passou a se dedicar mais a essas atividades. O seu primeiro grande sucesso foi lançado em 1813 e recebeu o nome de “Tancredi”. Depois ficou realmente conhecido com a obra cômica chamada “O Barbeiro de Sevilha”.

Rossini é italiano e nasceu na cidade de Pesaro em 29 de fevereiro de 1792. Sua família já tinha tradição na área da música. Seu pai era trompista e sua mãe cantora. Com seis anos aprendeu a tocar triângulo e iniciou sua participação na banda de seu pai. Aos 14 anos, o compositor começou a estudar em um liceu musical e se encantou pelas composições de Haydn e Mozart.

Os doodles são as mudanças que o Google faz em seu logotipo. Na maioria das vezes são utilizados para comemorar feriados, aniversários e grandes acontecimentos históricos. Também são comuns para homenagear cientistas, artistas e políticos. Até hoje o Google já criou mais de mil doodles diferentes.

Alguns deles fazem muito sucesso e deixam de ser apenas uma homenagem e se tornam logos interativos. Isso aconteceu em maio do ano passado, por exemplo, com a criação do jogo Pac Man, quando o Google prestou sua homenagem pelos 30 anos do tradicional game. Outro doodle que foi um sucesso na internet foi a guitarra interativa. Ela foi criada para comemorar os 96 anos do guitarrista americano Les Paul, caso ele estivesse vivo.