Publicado em: quarta-feira, 29/02/2012

Gioachino Rossini é homenageado pelo Google

Gioachino Rossini recebe doodle

Gioachino Rossini, compositor de ‘O Barbeiro de Sevilha’ recebe homenagem

Gioachino Rossini é o mais novo homenageado da página do Google. O compositor italiano de música erudita nasceu no dia 29 de fevereiro do ano de 1792, na cidade de Pésaro.

Em comemoração ao 220º aniversário do compositor, o doodle desta quarta-feira (29) traz uma ilustração em homenagem a Gioachino Rossini.

Gioachino Rossini – Vida e Obra

A influência da música vem do berço. Os pais de Gioachino Rossini eram músicos; sua mãe era cantora e seu pai tocava trompa. Devido a isso, o contato com os instrumentos veio muito cedo, e aos seis anos ele já dominava as técnicas de tocar triângulo. Nesta época se apresentava junto com a banda da qual seu pai fazia parte.

Durante a Revolução Francesa seu pai foi preso e o jovem músico foi obrigado a se mudar para Bolonha com sua mãe. Enquanto ela cantava em troca de salário, Gioachino Rossini aprendia cravo e arrumou um emprego. Era grande fã de Mozart e Haydn e também admirava as óperas compostas por Domenico Cimarosa.

Foi aos 14 anos que Rossini se inscreveu pela primeira vez para participar de um musical. No mesmo período começou a ter aulas de violoncelo no Conservatório de Bolonha. Aprendeu muito rápido a dominar o novo instrumento e continuava a demonstrar seu interesse pelas obras de Mozart, o que lhe rendeu um apelido: il Tedeschino, que significa “o alemãozinho”, em tradução livre.

Principais trabalhos de Gioachino Rossini

Gioachino Rossini escreveu algumas de suas obras em Bolonha, mas logo passou a se dedicar ao teatro e às óperas. O italiano deixou uma vasta obra, que começou com seu primeiro sucesso, o Tancredi, lançado em 1813. No entanto, o compositor ficou realmente conhecido com “O barbeiro de Sevilha”, considerada sua maior obra.

“O Barbeiro de Sevilha” estreou no dia 26 de dezembro do ano de 1816. Durante a primeira apresentação recebeu muitas vaias, mas a partir do segundo dia começou a fazer muito sucesso, consagrando-se como o maior sucesso de todos os tempos do teatro musical, tanto em seu país quanto no restante do mundo.

Outros trabalhos de Gioachino Rossini

Gioachino Rossini também é responsável pelas composições “A pega ladra”, “A italiana em Argel” e “Cinderela”. Ele fez muito sucesso com trabalhos voltados para a ópera, mas tinha mais talento para composições cômicas do que sérias. O grande trabalho de ópera sério composto por Rossini foi “Guilherme Tell” (1829), o último de sua carreira.

Em razão de seus trabalhos serem divertidos e não tão sérios para a época, Rossini conseguiu se tornar o predileto de uma sociedade considerada apolítica e frívola. Ele conquistou toda a Europa e por isso ganhou o apelido de “Napoleão da música” pelo escritor francês Henri-Marie Beyle, mais conhecido como Stendhal.